No tocante a habilidades e metodologias em auditoria governamental, a "matriz de planejamento" é uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia entre a equipe e os superiores hierárquicos e auxiliando na condução dos trabalhos de campo. Em relação a ela, é possível afirmar que:
Q11839 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Auditoria e Fiscalização 2006
O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:
Q11846 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Auditoria e Fiscalização 2004
A responsabilidade pela consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta é da
Q11849 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Auditoria e Fiscalização 2004
As variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle são fundamentais. Determinadas variáveis apresentam- se com maior destaque ou contribuição para o processo. Essas variáveis são:
Q11851 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Auditoria e Fiscalização 2004
A educação continuada e a atualização são fundamentais na manutenção da competência do auditor em suas funções. Assim, cada servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, visando manter-se atualizado no que se refere ao desempenho de suas atividades, deverá realizar, no mínimo,
Um Auditor de Controle Interno foi incumbido de realizar o
exame das contratações realizadas num determinado período.
Para tanto, recebeu a orientação de que registrasse
as informações coletadas com abrangência e grau de detalhes
suficientes para proporcionar a compreensão do planejamento,
da natureza, da oportunidade e da extensão dos
procedimentos aplicados de Auditoria Interna. Para o atendimento
a essa orientação, as informações coletadas devem
ser registradas em documentos denominados
Considere os fatores abaixo.
I. Conhecimento detalhado da política e dos instrumentos
de gestão de riscos da entidade.
II. Existência de entidades associadas, filiais e partes
relacionadas que estejam no âmbito dos trabalhos
de Auditoria Interna.
III. O conhecimento do resultado e das providências tomadas
em relação a trabalhos anteriores, semelhantes
e relacionados.
Esses fatores são relevantes na execução dos trabalhos
de auditoria, especificamente para a fase de
Ainda no planejamento de uma Auditoria, um Auditor de
Controle Interno se deparou com a possibilidade de não
atingir, de forma satisfatória, os objetivos dos trabalhos,
podendo emitir uma opinião inadequada, tendo por base a
verificação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos
de Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando
o volume ou a complexidade das transações e
das operações. Esse aspecto, nos termos da NBC TI 01, é
conceituado como
O Auditor Interno deve identificar os riscos de distorção relevantes
decorrentes de fraude no nível das demonstrações contábeis e tratá-los como riscos significativos. Nos
termos da NBC TA 240, a determinação de quais tendências
e variações específicas podem indicar esse tipo de
risco é obtida por meio