Disciplinas Auditoria Estimativas Contábeis Questões de concursos sobre "Estimativas Contábeis" | Auditoria - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estimativas Contábeis que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q10743 - FGV Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal 2014
Sobre estimativas contábeis, de acordo com a NBC TA 540 – Auditoria de Estimativas Contábeis, assinale a afirmativa correta.
A)A diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis representa uma distorção
B)O auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior, de modo a questionar os julgamentos feitos nesse período.
C)O potencial para tendenciosidade da administração intencional é inerente em decisões subjetivas, que são, muitas vezes, necessárias na elaboração de estimativa contábil.
D)As estimativas contábeis do valor justo, para as quais é usado modelo especializado desenvolvido para a entidade, envolvem pequena incerteza e podem gerar riscos mais baixos de distorção relevante.
E)O auditor deve revisar as estimativas contábeis para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração, de modo a concluir sobre a razoabilidade de estimativas contábeis individuais.
Responder
Q10892 - ESAF Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 02 2014
Em relação às estimativas contábeis realizadas pela empresa auditada,o auditor independente deve:
A)sempre que constatar possível tendenciosidade da administração, concluir que as estimativas contábeis estão inadequadas, ressalvando o relatório.
B)periodicamente exigir da administração e de seus advogados carta de responsabilidade pelas estimativas efetuadas, eximindo a auditoria de avaliar os cálculos e premissas.
C)revisar os julgamentos e decisões feitos pela administração na elaboração destas estimativas contábeis, para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração.
D)reavaliar as premissas e cálculos e, quando discordar, determinar a modificação dos valores contabilizados, sob pena de não emitir o relatório de auditoria.
E)aceitar os valores apresentados, por serem subjetivos e de responsabilidade da administração e de seus consultores jurídicos ou áreas afins.
Responder
Q11165 - FUNCAB Auditor 2011
De acordo com o que está descrito na Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.223/09, é correto afirmar emrelação às estimativas contábeis que:
A)uma diferença entre o desfecho da estimativa contábil e o valor originalmente reconhecido ou divulgado nas demonstrações contábeis representa uma distorção nas demonstrações contábeis. Este é, especialmente, o caso para estimativas contábeis do valor justo.
B)não é objetivo do Auditor obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se as estimativas contábeis, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis, exceto aquelas estimativas de valor justo.
C)o objetivo da mensuração de estimativas contábeis pode variar dependendo da estrutura de relatório financeiro aplicável e do item financeiro que está sendo relatado.
D)oAuditor não necessita obter entendimento sobre como a administração identifica as transações, eventos e condições que podem gerar a necessidade de reconhecimento ou divulgação de estimativas contábeis.
E)o Auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior e essa revisão visa questionar se os julgamentos feitos nos períodos anteriores foram baseados em informações disponíveis na época.
Responder
Q11401 - ESAF Analista Técnico 2010
As estimativas contábeis reconhecidas nas demonstrações contábeis da empresa são de responsabilidade:
A)dos auditores externos.
B)dos advogados.
C)da auditoria interna.
D)do conselho de administração.
E)da administração da empresa.
Responder
Q11490 - ESAF Analista de Finanças e Controle 2009
Em relação ao tema 'contingências', podemos afi rmar que o trabalho do auditor visa identifi car as seguintes ocorrências, exceto:
A)Ativos não-registrados.
B)Contingências passivas relacionadas a litígios.
C)Contingências ativas relacionadas a pedidos de indenização.
D)Contingências passivas relacionadas a questões tributárias.
E)Passivos não-registrados.
Responder
Q11591 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Correição 2006
Uma possível obrigação presente cuja existência será confi rmada somente pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros, que não estejam totalmente sob o controle da entidade, deve ser classifi cada como
A)contingência ativa.
B)provisão.
C)contingência passiva.
D)obrigação não formalizada.
E)fato gerador.
Responder