Questões de concursos sobre "Saúde: Programas sociais; combate às drogas e doenças" | Atualidades - página 5
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Saúde: Programas sociais; combate às drogas e doenças que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), da ONU (Organização das Nações Unidas), apoia as medidas recentemente adotadas pelo governo brasileiro para restringir o uso de remédios para (...). A organização, no entanto, não se posiciona sobre a proposta da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de banir do mercado brasileiro esses medicamentos. A proposta da Anvisa está em discussão e gerou uma reação forte da comunidade médica, favorável a restrições mas contrária à retirada dos produtos do mercado. De acordo com a Anvisa, estudos apontam que o consumo desses medicamentos aumenta o risco de problemas cardíacos.(noticias.r7.com,02.03.20ll.Adaptado)Os remédios a que se refere o texto têm como finalidade
A respeito da gripe A (H1N1), analise as afirmativas a seguir: I. A preocupação com uma epidemia da gripe começou após mais de 50 mortes no México em 2009. II. A gripe deixou de ser chamada "gripe suína" porque se identificou corretamente o vírus que causava a doença. III. Com a vacinação contra a gripe iniciando-se no Brasil em 2010, a expectativa é de que mais de 90 milhões de pessoas sejam vacinadas. Assinale
A respeito da gripe A (H1N1), analise as afirmativas a seguir:I. A preocupação com uma epidemia da gripe começou após mais de 50 mortes no México em 2009. II. A gripe deixou de ser chamada “gripe suína” porque se identificou corretamente o vírus que causava a doença. III. Com a vacinação contra a gripe iniciando-se no Brasil em 2010, a expectativa é de que mais de 90 milhões de pessoas sejam vacinadas.Assinale
Graças a um intenso programa de erradicação do barbeiro na zona rural, a doença de Chagas parecia um problema superado. No entanto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia está preocupada e pretende lançar uma cartilha para prevenção da doença. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.
Q10025 - MS CONCURSOS Auditor Médico - Cardiologia 2010
O noticiário no mês de dezembro de 2009 relatou casos que chamou a atenção. Leia-os a seguir: CASO 1: “A criança foi levada pela mãe ao hospital de Ibotirama, no oeste baiano, no dia 9 de dezembro. Chorava muito. Sem um diagnóstico evidente, os médicos pediram uma radiografia. A equipe ficou surpresa. Repetimos o exame, pensando que era problema do raio-X. Ninguém pensava que alguém tivesse capacidade de fazer isso em alguém de 2 anos. As imagens não deixavam dúvidas: o corpo da criança tinha sido perfurado por 31 agulhas de costura”.CASO 2: “Um caso similar ao do menino Márcio aconteceu no Maranhão, onde um menino de dois anos vive com cinco agulhas no corpo. Os objetos foram descobertos em outubro deste ano quando a mãe levou o filho para o hospital, alegando que ele havia caído da rede e sentia dores. Examinado, ficou constatado que o garoto tinha sete agulhas nas regiões torácica e abdominal ele também tinha três costelas e uma clavícula quebradas. A criança ficou internada em estado grave até o início de dezembro. Em cirurgia, os médicos retiraram duas das agulhas, mas deixaram as outras por acreditar que a remoção trairia risco à criança. O menino hoje está fora de perigo”. Sobre os dois casos mencionados, sendo um da Bahia e outro do Maranhão, assinale a alternativa que apresenta respectivamente os nomes das cidades correspondentes a estes estados brasileiros, nos quais os casos acima ocorreram.
Em relação ao vírus da Infuenza A/H1N12009, analise as afrmativas abaixo.I. A Gripe Suína, identifcada neste ano em vários os continentes, fez com que a Organização Mundial da Saúde declarasse a existência de uma pandemia.II. Descobriu-se em 2009 que o vírus da Gripe Suína circulava nos mais diferentes continentes e que sua transmissão ocorria através do consumo de derivados da carne dos suínos.III. Apesar do nome Gripe Suína, o vírus da Infuenza A/H1N12009 não é transmitido pelos porcos e é um novo vírus humano.IV. O uso de máscaras e a lavagem das mãos, procedimentos aparentemente simples adotados nos bancos, aeroportos e repartições públicas, impediram a transmissão e propagação do vírus da Gripe no Brasil.V. Os cientistas afrmam que o vírus da Gripe Suína, fora do corpo de hospedeiros parece inanimado; porém, no interior de hospedeiros adequados, pode ser considerado o mais perfeito parasita da natureza.Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
“A gripe suína já se transformou oficialmente em pandemia. Na quinta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a mudança de status da doença, conhecida também como influenza A (H1N1), mas ressalvou que se trata de uma pandemia “moderada”. A última pandemia, chamada de gripe de Hong Kong, ocorreu 40 anos atrás e causou a morte de 4 milhões de pessoas.”
(Revista A Semana, edição 92 de 18/06/2009, p.31).
No ano de 2009, a gripe suína atingiu diversos paises ao redor do mundo, colocando em xeque a capacidade dos diversos governos enfrentarem doenças com medidas eficazes e rápidas.Nesse contexto, podemos afirmar que:
Em maio de 2009, o Governo do Estado do Tocantins im- plantou o programa Agita Família em nove municípios prioritários, com o intuito de promover a qualidade de vida da população tocantinense. Esse programa está diretamente relacionado à área da