Q8796 - LEGALLE Concursos Assistente social 2016
Terremotos atingiram um país asiático entre os dias 14 e 16 de abril deste ano, causando dezenas de mortes. Assinale a alternativa que apresenta o nome do país atingido:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Eventos no mundo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Terremotos atingiram um país asiático entre os dias 14 e 16 de abril deste ano, causando dezenas de mortes. Assinale a alternativa que apresenta o nome do país atingido:
Pelo menos 77 pessoas morreram e 588 ficaram feridas após um forte terremoto de magnitude 7,8 causar grandes danos a várias cidades do país na noite de sábado (16/04/2016). O vice-presidente Jorge Glas, informou que o governo decretou estado de exceção em todo o país “para garantir a ordem pública”. [...] O epicentro do terremoto foi próximo à costa do país, a 173 quilômetros da capital Quito, em uma região próxima à cidade de Muisne. Ele ocorreu a uma profundidade de apenas 19 km, o que pode gerar efeitos ainda mais violentos na superfície.O trecho acima trata do terremoto ocorrido no:
"Eu precisava de um emprego", contou Tatsuta, 51, sobre a decisão que tomou em 2012 de aceitar o trabalho no local de um dos piores acidentes nucleares do mundo. Suas tarefas incluíam soldar canos de água rompidos e inspecionar robôs com controle remoto que vigiam os pontos mais radioativos. [...] Cinco anos depois de um poderoso terremoto e um tsunami que causaram a fusão de três reatores na usina, esse objetivo é o foco de um enorme esforço ao mesmo tempo precário e rotineiro.O exposto acima faz menção ao(à):
Uma tragédia que provocou a morte de centena de pessoas e deixou mais de trezentas feridas aconteceu em um templo da Índia, país que recebeu, logo após o ocorrido, a visita de membros da monarquia britânica. Os integrantes da família real britânica que estiveram nesse país foram
Em setembro de 2015, um terremoto ocorrido na América do Sul foi sentido em estados do território brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta o país onde foi localizado o epicentro desse terremoto.
O estado de Minas Gerais foi palco recentemente de uma das maiores tragédias ambiental dos últimos tempos. Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou o vilarejo. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. Sobre essa tragédia assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Eram três as barragens de rejeito em Alegria: a de Santarém, a de Germano e a de Fundão. ( ) A parte frontal dessas bacias é feito de areia e argila para filtrar a água.( ) Apenas o Ministério Público de Minas Gerais abriu inquérito para apurar as causas do desastre.( ) A principal hipótese levantada pelos técnicos é que tenha ocorrido o processo de liquefação, que se dá, quando a camada arenosa externa, ao invés de expelir, retém a água.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A tragédia ocorrida em Minas Gerais, no início de novembro de 2015, com o rompimento da barragem sob responsabilidade da empresa Samarco, teve como mais afetada a cidade de:
A lama de rejeitos da barragem da Mineradora Samarco que rompeu no início de novembro passado atravessou quantos Estados até chegar ao Oceano Atlântico?
“O rompimento da barragem de Fundão, dia 5 de novembro na unidade industrial de Germano, entre os distritos de Mariana e Ouro Preto (cerca de 100 km de Belo Horizonte), provocou uma onda de lama que devastou distritos próximos. O mais atingido foi Bento Rodrigues. Há relatos de desaparecidos, e o número total de mortes ainda é desconhecido.”Sobre este grave problema ambiental, julgue as proposições a seguir: I. A barragem do Fundão pertence à Presidenta Dilma Rousseff, ao filho do ex-presidente Lula e ao seu Partido, o PT. Seu rompimento se deu devido a corrupção promovida pelo referido partido, que desde o descobrimento do Brasil vem limpando os cofres brasileiros e vendendo o país para o grande capital estrangeiro. II. A antiga estatal privatizada, Vale S.A. controla metade do capital da empresa dona da barragem rompida. III. Para o Ministério Público houve "negligência" da empresa que detinha a propriedade da barragem. A Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente) declarou que chegou a recomendar a necessidade de se fazer reparos na estrutura da barragem de Fundão. IV. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. V. Os rejeitos foram levados pelo Rio Doce, afetam dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais até o Espírito Santo, com a falta de água potável. VI. Em Governador Valadares, uma das cidades banhadas pelo Rio Doce, o diretor geral do serviço autônomo de água e esgoto, Omir Quintino, disse que a água coletada para análise apresentou alto índice de ferro, o que inviabiliza o tratamento, além de grande quantidade de mercúrio, que é muito tóxico. Identifique a alternativa verdadeira:
Considere o texto sobre evento ocorrido recentemente, no Brasil: “A enxurrada de lama formada após o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana, em 5/11/2015, avançou pelo leito do rio Doce”. O acidente ocorreu no seguinte Estado: