“É uma surpresa e um alívio, (...): de acordo com o mais
recente levantamento internacional feito na área, com dados
de 2006, o Brasil é o segundo país, em todo o mundo, que
mais investe dinheiro público em educação, como
porcentagem sobre o total dos gastos do governo. Fica atrás
apenas do México – e, entre os países que ocupam os
primeiros quinze lugares da lista, foi o que mais aumentou o
seu investimento no setor de 2000 a 2006.”
(Revista Veja, edição 2132, 30/09/2009, p.174)Considerando o texto acima como reflexão inicial para pensarmos, o motivo do impasse educacional em nosso país atualmente, podemos afirmar que:
“Ruanda, na África, é um exemplo radical de como o favorecimento racial pode gerar desastres. Quando tomaram o país, os colonizadores belgas encontraram dois grupos sociais, tutsis e hutus, que viviam em paz. Os belgas criaram cotas para favorecer os tutsis no serviço público. Após a independência, nos anos 1960, os hutus tomaram o poder e inverteram o favorecimento. Surgiu um conflito, que culminou no genocídio de 1994, quando os hutus exterminaram 1milhão de tutsis.”
(Revista Época, nº 568, de 08/04/2009, p.85)
Tendo como reflexão o texto acima e o sistema de cotas raciais implantados pelas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, podemos afirmar que:
Os dados acima revelam o contraste entre a situação brasileira e a dos demais países, quanto à participação de cientistas nas empresas. A situação do Brasil em relação a esse aspecto permite indicar a preocupação com o risco mais direto da perda de
Q10159 - CESPE Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 2007
A educação formal, contínua e completa da pessoa humana tem várias funções no seio da sociedade. O acesso ao emprego e aos bens materiais pode ser uma resultante de uma boa educação. No entanto, a educação é prioritariamente essencial à
Q10196 - FCC Agente Fiscal de Tributos Estaduais 2006
Ao contrário de certos países emergentes, como o Chile e a Coréia do Sul, o Brasil ainda não conseguiu resolver o problema da educação, que poderia ser superado se, seguindo aquelas experiências,
Lançado em 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.