Disciplinas Atualidades Economia Questões de concursos sobre "Economia" | Atualidades - página 26 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Economia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q10187 - CESPE Analista de Sistemas 2006
A atual crise da aviação mundial tem, no Brasil, exemplo expressivo, conforme se pode verificar corretamente no caso da
A)VARIG, a mais antiga empresa aérea brasileira, que, ao longo dos anos, ampliou consideravelmente um montante de dívidas a ponto de afetar sua capacidade operacional.
B)VASP, empresa privatizada há alguns anos, que, premida por dívidas monumentais, se vê na contingência de manter poucas linhas domésticas em operação e apenas uma rota internacional em atividade.
C)TRANSBRASIL, que, com graves problemas administrativos e envolvida em disputa judicial pelo seu controle acionário, hoje só consegue manter vôos regionais na Amazônia.
D)TAM, que, com seu desequilíbrio financeiro, ficou impedida de operar linhas internacionais desde os episódios de 11 de setembro de 2001.
Responder
Q10188 - CESPE Analista de Sistemas 2006
Tomando por base o texto, assinale a opção que traduz corretamente o cenário mundial marcado pela globalização.
A)Os analistas estão convictos de que a razão essencial para o êxito da globalização consiste na decisão dos governos de manter intactas as leis de proteção ao trabalho, como forma de eliminar as pressões dos trabalhadores.
B)A ordem global levou os Estados nacionais a adotar políticas voltadas para o bem-estar social, de modo a ampliar, por exemplo, o alcance da previdência, e, conseqüentemente, reduzir o tempo de trabalho para a aposentadoria e aumentar seus gastos com saúde e educação.
C)A crise de desemprego, que parece ser estrutural, pode ser debitada a vários fatores, como as incessantes inovações tecnológicas introduzidas no sistema produtivo, mas certamente está na raiz de boa parte do movimento migratório dos dias atuais.
D)Esporte com o maior número de praticantes e de admiradores em todo o planeta, o futebol contemporâneo conseguiu ficar imune à ação dos interesses econômico-financeiros, o que pode ser explicado pela enorme paixão que suscita nas mais diversas camadas sociais.
Responder
Q10190 - CESPE Analista de Sistemas 2006
Assinale a opção que condiz com a afirmação do texto de que a globalização condiciona as relações internacionais aos interesses econômicos.
A)A presença militar dos EUA no Iraque se explica pela pressão da opinião pública norte-americana e mundial sobre o governo de Washington, amplamente favorável ao uso da força.
B)Na atual crise envolvendo a Bolívia e o Brasil, com repercussões em outros países da região, é central o papel representado pela questão energética.
C)A União Européia é caso singular de integração entre países voltada para aspectos políticos, sociais e culturais, mas optando por passar ao largo da integração econômica.
D)A ação internacional das grandes potências mundiais, na atualidade, é pautada, prioritariamente, pela convicção de que a Organização das Nações Unidas (ONU) precisa ser fortalecida.
Responder
Q10201 - FCC Agente Fiscal de Tributos Estaduais 2006
A economia do Maranhão e do Piauí vem apresentando um certo crescimento, nos dias correntes de 2006, graças, como ocorreu no Centro-Oeste brasileiro e mesmo no Sul, ao desenvolvimento de agronegócios, centrados na exportação de
A)açúcar.
B)trigo.
C)soja.
D)feijão.
E)arroz.
Responder
Q10206 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2005
A morte do rei Fahd, da Arábia Saudita, teve efeito relâmpago no mercado de petróleo. Em uma primeira reação emocional — porque Fahd era aliado dos EUA, para desgosto de muitos países árabes —, os contratos futuros da commodity atingiram recordes durante os pregões. Em Nova Iorque e em Londres, o barril para entrega em setembro superou os US$ 60. Carta Capital, 10/8/2005, p. 20 (com adaptações). A partir das informações contidas no texto acima e considerando os mecanismos de funcionamento da economia de mercado, assinale a opção correta.
A)A cotação internacional de um produto estratégico como o petróleo não está imune à ação dos especuladores, que puxam os preços para auferirem mais lucros.
B)Os EUA estão isolados no tenso Oriente Médio, solitariamente atrelados a uma histórica aliança com Israel.
C)Cada vez mais o petróleo perde sua importância na economia contemporânea, substituído por fontes de energia menos danosas ao meio ambiente.
D)Na defesa de seus interesses, os Estados árabes agem coletiva e solidariamente, o que lhes confere maior poder no cenário político internacional.
E)A morte do rei Fahd põe em risco a sobrevivência da democracia nos moldes ocidentais que a Arábia Saudita pratica há décadas.
Responder
Q10210 - CESPE Procurador 2005
Considerando as informações contidas no texto V, assinale a opção correta relativamente à Coréia do Sul.
A)O ritmo de desenvolvimento sul-coreano é bastante semelhante ao verificado em alguns países latino- americanos, entre os quais o Brasil e a Argentina.
B)O texto é claro ao conferir à educação papel decisivo para que a Coréia do Sul deixasse para trás a pobreza e se transformasse em uma das mais prósperas economias contemporâneas.
C)O elogiado nível de desenvolvimento sul-coreano não constituiu fato isolado na região em que se localiza, sendo acompanhado por outros países vizinhos.
D)Organismos internacionais especializados em economia tiveram confirmados seus prognósticos positivos em relação à capacidade de se desenvolver apresentada pela Coréia do Sul há algumas décadas
E)Infere-se do texto que, conquanto tenha se enriquecido, a Coréia do Sul não conseguiu aumentar sua renda per capita, razão pela qual não diminuiu seus elevados índices de desigualdade social.
Responder
Q10212 - CESPE Procurador 2005
Tendo o texto V como referência inicial e considerando aspectos marcantes da economia globalizada dos dias de hoje, assinale a opção incorreta.
A)Entre os problemas estruturais apresentados pelo continente africano, a baixa produtividade agrícola inscreve-se entre os mais graves, inclusive por também contribuir para os casos freqüentes de fome na região.
B)O estágio alcançado pela economia contemporânea realça a importância do conhecimento científico e da aplicação das mais diversas tecnologias no sistema produtivo.
C)No Brasil, a expansão do agronegócio se deu em razão de múltiplos fatores, a despeito de o país ainda não contar com um setor de pesquisa científica voltado para a agricultura.
D)Relativamente ao comércio mundial, o Brasil tem se queixado de métodos de concorrência considerados desleais, a exemplo dos subsídios agrícolas que países ricos oferecem a seus produtores.
E)A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um organismo multilateral que tem entre suas finalidades essenciais a formulação e a aplicação de regras a serem seguidas no competitivo mercado global.
Responder
Q10216 - IESES Economista Júnior 2017
A abertura da economia brasileira à concorrência
internacional nos anos 90 resultou em vários aspectos,
EXCETO:
A)Redução de tarifas de importação.
B)Introdução de inovações tecnológicas na economia nacional.
C)Redução da produtividade da economia nacional.
D)Aumento da competitividade na economia nacional.
Responder
Q10219 - FUNDATEC Analista de Projetos - Área Econômico - Financeira 2017
Na atual estrutura
administrativa da República Federativa do
Brasil, a responsabilidade da execução da
política econômica nacional se dá através da
Secretaria do Tesouro Nacional, comandada por
um importante ministério. Quem é o atual
ministro da fazenda?
A)Guido Mantega.
B)Fernando Henrique Cardoso.
C)Henrique Meirelles.
D)Joaquim Levy.
E)Nelson Barbosa.
Responder
Q10220 - FUNDATEC Analista de Projetos - Área Econômico - Financeira 2017
O Banco Central do Brasil está
entre as principais autoridades monetárias do
país e é integrante do Sistema Financeiro
Nacional. Quem é seu atual presidente?
A)Alexandre Tombini.
B)Armínio Fraga.
C)Henrique Meirelles.
D)Ilan Goldfajn.
E)Michel Temer.
Responder