Disciplinas Atualidades Economia Internacional Questões de concursos sobre "Economia Internacional" | Atualidades - página 15 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Economia Internacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q10206 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2005
A morte do rei Fahd, da Arábia Saudita, teve efeito relâmpago no mercado de petróleo. Em uma primeira reação emocional — porque Fahd era aliado dos EUA, para desgosto de muitos países árabes —, os contratos futuros da commodity atingiram recordes durante os pregões. Em Nova Iorque e em Londres, o barril para entrega em setembro superou os US$ 60. Carta Capital, 10/8/2005, p. 20 (com adaptações). A partir das informações contidas no texto acima e considerando os mecanismos de funcionamento da economia de mercado, assinale a opção correta.
A)A cotação internacional de um produto estratégico como o petróleo não está imune à ação dos especuladores, que puxam os preços para auferirem mais lucros.
B)Os EUA estão isolados no tenso Oriente Médio, solitariamente atrelados a uma histórica aliança com Israel.
C)Cada vez mais o petróleo perde sua importância na economia contemporânea, substituído por fontes de energia menos danosas ao meio ambiente.
D)Na defesa de seus interesses, os Estados árabes agem coletiva e solidariamente, o que lhes confere maior poder no cenário político internacional.
E)A morte do rei Fahd põe em risco a sobrevivência da democracia nos moldes ocidentais que a Arábia Saudita pratica há décadas.
Responder
Q10210 - CESPE Procurador 2005
Considerando as informações contidas no texto V, assinale a opção correta relativamente à Coréia do Sul.
A)O ritmo de desenvolvimento sul-coreano é bastante semelhante ao verificado em alguns países latino- americanos, entre os quais o Brasil e a Argentina.
B)O texto é claro ao conferir à educação papel decisivo para que a Coréia do Sul deixasse para trás a pobreza e se transformasse em uma das mais prósperas economias contemporâneas.
C)O elogiado nível de desenvolvimento sul-coreano não constituiu fato isolado na região em que se localiza, sendo acompanhado por outros países vizinhos.
D)Organismos internacionais especializados em economia tiveram confirmados seus prognósticos positivos em relação à capacidade de se desenvolver apresentada pela Coréia do Sul há algumas décadas
E)Infere-se do texto que, conquanto tenha se enriquecido, a Coréia do Sul não conseguiu aumentar sua renda per capita, razão pela qual não diminuiu seus elevados índices de desigualdade social.
Responder
Q10212 - CESPE Procurador 2005
Tendo o texto V como referência inicial e considerando aspectos marcantes da economia globalizada dos dias de hoje, assinale a opção incorreta.
A)Entre os problemas estruturais apresentados pelo continente africano, a baixa produtividade agrícola inscreve-se entre os mais graves, inclusive por também contribuir para os casos freqüentes de fome na região.
B)O estágio alcançado pela economia contemporânea realça a importância do conhecimento científico e da aplicação das mais diversas tecnologias no sistema produtivo.
C)No Brasil, a expansão do agronegócio se deu em razão de múltiplos fatores, a despeito de o país ainda não contar com um setor de pesquisa científica voltado para a agricultura.
D)Relativamente ao comércio mundial, o Brasil tem se queixado de métodos de concorrência considerados desleais, a exemplo dos subsídios agrícolas que países ricos oferecem a seus produtores.
E)A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um organismo multilateral que tem entre suas finalidades essenciais a formulação e a aplicação de regras a serem seguidas no competitivo mercado global.
Responder