Conforme o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, tipo documental é a divisão da espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou:
Com relação à terminologia arquivística, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.( ) Acervo: diz respeito aos documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora. ( ) Adiamento: informação acrescentada a um documento para explicar ou corrigir seu conteúdo. ( ) Anopistógrafo: documento em que ambos os lados da folha são utilizados.
À lista autorizada de termos, elaborada de acordo com regras terminológicas próprias e constituída de descritores e não-descritores ligados entre si por relações semânticas (hierárquicas, associativas e de equivalência), dá-se o nome de
É uma das partes constituintes do documento arquivístico, definido pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (2010) como “o ambiente em que ocorre a ação registrada no documento”?
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), associe os instrumentos de pesquisa às suas respectivas funções/finalidades.INSTRUMENTOS DE PESQUISA1 - Catálogo 2 - Catálogo seletivo 3 - Guia 4 - Índice 5 - Inventário 6 - Inventário analítico 7 - Listagem descritiva do acervo 8- RepertórioFUNÇÕES/FINALIDADES( ) descreve pormenorizadamente documentos pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos. ( ) organiza-se segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica. ( ) descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos. ( ) controla a entrada de documentos em arquivos intermediários e em arquivos permanentes. ( ) relaciona sistematicamente os nomes de pessoas, lugares, assuntos ou datas contidos em documentos ou em instrumentos de pesquisa, acompanhados das referências para sua localização.A sequência correta encontrada é
As duas formas de arranjo de documentos, conceituadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), publicado pelo Arquivo Nacional são
Para responder à questão, considere a polissemia da palavra memória, como se pode verificar nas frases seguintes:I. O desembargador publicou a memória do Tribunal Regional do Trabalho, destacando seus principais fatos desde 1986. II. Com o telhado do arquivo nestas condições, a memória do Tribunal corre o risco de se perder. III. O Tribunal fará uma sessão em memória do seu ex-presidente Dr. Luiz Carlos de Araújo. IV. Será que este computador tem memória suficiente? V. O secretário foi encarregado de fazer a memória da reunião. VI. O acesso a estes documentos pode contribuir para denegrir a memória da instituição. VII. A futura sede do Tribunal terá 2.000 m2 de área construída, conforme se vê na memória descritiva em anexo. VIII. Em suas memórias ele deixou de mencionar fatos importantes. Correspondem ao conceito de espécie e/ou tipo documental, entre outras, as memórias referidas nas frases