Questões de concursos sobre "Preservação" | Arquivologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Preservação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q7780 - FCC Analista Previdenciário - Arquivologia 2015

De acordo com a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos, o sistema de
controles que se estende por todo o ciclo de vida dos documentos,
assegurando sua autenticidade ao longo do
tempo, configura a chamada
Ver Comentários

Q7782 - FCC Analista Previdenciário - Arquivologia 2015

A fim de proporcionar vida longa aos documentos de arquivo
em suporte-papel, o Conselho Nacional de Arquivos
recomenda que só sejam utilizados, no caso dos reciclados,
aqueles que contenham
Ver Comentários

Q7815 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2015

A composição do filme destinado a registrar imagens cinematográficas demanda procedimentos específicos de preservação.Nesse sentido, é preciso levar em conta as modificações que o filme sofreu ao longo do tempo, tendo sido fabricado, sucessivamente, à base de
Ver Comentários

Q7835 - CETRO Arquivista 2014

Com relação à preservação, à conservação e à  restauração, marque V para verdadeiro ou F para falso e,  em seguida, assinale a alternativa que apresenta a  sequência correta. (     )  A preservação pode ser definida como um conjunto  de medidas e estratégicas em âmbito administrativo,  operacional e político que contribuem, direta ou  indiretamente, para preservar a integridade dos  materiais. (     )  A conservação busca manter o documento o mais  próximo possível do estado físico que possuía na  ocasião em que foi criado.  (     )  O dano causado aos documentos em função da  exposição à luz não é cumulativo.
Ver Comentários

Q7843 - CETRO Arquivista 2014

Sobre preservação, conservação e restauração de  documentos arquivísticos, marque V para verdadeiro ou F  para falso e, em seguida, assinale a alternativa que  apresenta a sequência correta. (     )  Os fatores de degradação de documentos envolve  fatores intrínsecos (fragilidade química ou física do  objeto) e extrínsecos (roubo, pragas, vandalismo,  luz, poluição etc.).  (     )  O estabelecimento de uma política de prevenção  para os documentos envolve a definição de uma  programação de ações de preservação a longo  prazo, que permita alcançar os objetivos e  prioridades de maneira lógica, eficiente e efetiva.  (     )  O ideal é que o plano de preservação de uma  instituição esteja dividido conforme os diferentes  objetivos e suas demandas.
Ver Comentários

Q7846 - FGV Analista Judiciário - Arquivologia 2014

O  arquivista  deve  influenciar  na  criação  dos  documentos.  Para  que  tenham  mais  resistência  ao  manuseio,  as  capas  dos  processos devem conter fibra:
Ver Comentários

Q7855 - FGV Arquivista 2014

A  limpeza do arquivo como espaço  físico abrange especialmente  o piso, as estantes e os móveis. A forma adequada de limpeza do  piso utiliza:
Ver Comentários

Q7856 - FGV Arquivista 2014

Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade como  de valor permanente devem ser produzidos em papel:
Ver Comentários

Q7869 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2014

Os arquivos sofrem com a corrosão de metais, com a atividade dos sais em pedras, cerâmicas e vidros, com a decomposição da  celulose e do material proteico, com a descoloração, com a migração de impurezas e com manchas nos materiais orgânicos.  Tais manifestações químicas, aliadas ao crescimento de fungos, são consequências de ambientes
Ver Comentários

Q7883 - CESGRANRIO Arquivista 2014

Em um treinamento para arquivistas, um especialista  em conservação preventiva orienta sobre o uso de  invólucros de papel para a guarda de documentos de  valor permanente.   Ele alerta para o fato de que os invólucros devam ser constituídos com pH alcalino, portanto, com baixo conteúdo de
Ver Comentários