A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição. Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a
A NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística possui oito áreas que compreendem um total de vinte e oito elementos de descrição. Aquela onde se registra informação sobre o assunto e a organização da unidade de descrição é denominada área de:
O elemento de identificação cronológica disposto na NOBRADE, que leva em consideração variantes da história de formação do acervo como herança de fundos, sucessão arquivística e aquisições por compra ou doação, é denominado data:
A norma de descrição arquivística do Conselho Internacional de Arquivos − ISAD(G), assim como a correspondente Norma Brasileira − NOBRADE, propõe um formulário de descrição multinível, cujos campos iniciais de preenchimento são destinados a:
Sobre as normas ISAD(G) e NOBRADE, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A NOBRADE pode ser definida como uma tradução da norma ISAD(G). ( ) A NOBRADE tem como objetivo a adaptação das normas internacionais à realidade do Brasil. ( ) Tal como a ISAD(G), a NOBRADE não preceitua formatos de entrada/ saída de dados em sistemas de descrição manuais ou automatizados.
Sobre as normas ISAD(G) e NOBRADE, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) De acordo com os princípios expressos na ISAD(G), deve-se evitar a repetição de informações, a fim de se evitar redundâncias. ( ) Não há a necessidade de representar com rigor o contexto e o conteúdo da unidade de descrição conforme as normas da ISAD(G). ( ) As vantagens da utilização NOBRADE são potencializadas para o uso de sistemas de descrição automatizados, embora também tenham sido pensadas para os não automatizados.