Q7341 - FGV Tecnologista em Saúde - Arquivologia 2010
Michel Duchein, Armand Camus e Pierre Daunou, os dois primeiros diretores do depósito de arquivo de Paris, conceberam um plano para tratar a massa documental como um único conjunto dividido em cinco seções metódico- cronológicas. A seção histórica era constituída por documentos considerados de interesse histórico, extraídos das demais seções. Sobre o mesmo assunto Malheiros da Silva acrescenta que aquela situação não tratava meramente de absorção ou de transferência de arquivos. Esses autores estavam se referindo à decisão que teve como consequência:
Q7345 - FGV Tecnologista em Saúde - Arquivologia 2010
A partir do século XIII na Itália proliferam os arquivos notariais [conf. Favier 1958, p. 13-18], citado por Le Goff. Com a expansão das cidades constituem-se os arquivos urbanos. A este respeito a cidade pioneira é:
Q7346 - FGV Tecnologista em Saúde - Arquivologia 2010
No final do século XIX, Fustel de Coulanges e outros historiadores, embebidos de um espírito positivista, passaram a considerar o documento como idêntico:
O conceito de arquivo, apesar das transformações ocorridas após a segunda metade do século XX, mantém inalterada a sua característica básica, que é a(o)
A Comissão Especial de Preservação do Acervo Documental – CEPAD foi criada pela Portaria 1.009, de 29 de outubro de 1985. A CEPAD integrava os grupos de trabalhos da Reforma Administrativa Federal e tinha como finalidade:
Acerca da evolução histórico-jurídica da proteção aos documentos de arquivo, assinale a afirmativa correta.
Q7674 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Arquivologista 2008
Durante a Revolução Francesa, concentraram-se, no depósito chamado Archives Nationales, documentos diversos que foram tratados como um único conjunto documental. O princípio arquivístico que NÃO foi observado é denominado:
Os arquivos, desde o princípio, foram constituídos para responder às demandas específicas de cada época e refletem, nos dias atuais, as atividades desenvolvidas por essas sociedades. Dentro deste princípio, os povos que se destacaram em organização de arquivos na antiguidade foram: