O instrumento de pesquisa que traz uma relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos, no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descrita minuciosamente, denomina-se:
Ao se deparar com um conjunto de fotografias, discos e filmes, o arquivista sabe que se trata de um arquivo especial, e que esse acervo necessita de tratamento diferenciado quanto à/ao:
A documentação produzida atualmente é cumulativa e cresce assustadoramente. Para estabelecer um elo suficiente e necessário entre a indagação do pesquisador do arquivo permanente e sua solução, para que o potencial de informações chegue ao usuário, o arquivista deve elaborar:
A grande quantidade de documentos permanentes públicos e a necessidade de disponibilizá-los para consulta e difusão determina para elaboração de obras de referências o estabelecimento de pontos tais como: hierarquia, prioridades, técnicas, entre outros, que compõem uma política de:
O arranjo de documentos é uma atividade ao mesmo tempo material e intelectual. Em uma instituição, antes de se proceder à ordenação dos documentos e das séries documentais, é necessário, como operação preliminar,
O arranjo é o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e do agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si. Acerca desse tema, é correto afirmar que a “relação significativa” é o princípio da
Processo que consiste na elaboração de instrumentos de pesquisa que possibilitem a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de dados:
São obras de referência que identificam, resumem e localizam, em diferentes graus e amplitudes, os fundos, as séries documentais e/ou as unidades documentais existentes em um arquivo permanente:
Associe os termos das operações técnicas de tratamento de arquivo a seus respectivos objetivos. TERMOS 1. Gestão de depósito 2. Serviço de protocolo 3. Serviço de referência 4. Serviço educativo5. Sistema de arranjo OBJETIVOS DAS OPERAÇÕES( ) Utilização do espaço, localização e movimentação do acervo, armazenamento, climatização, higiene e segurança. ( ) Realização de atividades para divulgar o acervo e iniciar o público na sua utilização. ( ) Combinação dos procedimentos técnicos que norteiam a organização dos documentos, tendo em vista a recuperação da informação de um ou mais fundos e/ou coleções. ( ) Orientação do usuário quanto aos documentos relativos ao tema de seu interesse, aos instrumentos de pesquisa disponíveis e às condições de acesso e de reprodução. ( ) Recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.A sequência correta encontrada é