No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava
adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a
Revista “Fon-Fon” consignava a índole do “Movimento
tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo
com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas
manifestações artísticas”.
Trata-se do Movimento:
Sobre os primórdios da arquitetura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. I. A arquitetura chinesa teve o Estado como principal incentivador das construções. II. A arquitetura indiana privilegiava as edificações religiosas, que assumiam uma posição de destaque na arquitetura. III. A arquitetura egípcia preocupava-se em construir monumentos adequados ao pós-vida dos faraós. As afirmativas são, respectivamente,
A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa – École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção. Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado
Leon Battista Alberti (1404-1472) estudou os monumentos da antiga Roma e compôs tratados no Renascimento sobre escultura, pintura e arquitetura. Seu legado religioso realça a importância de sua obra, sendo representado pela
O arquiteto francês Grandjean de Montigny tem grande importância na história da arquitetura brasileira por ter inaugurado o ciclo da arquitetura neoclássica em nosso país. Em sua permanência na cidade do Rio de Janeiro, realizou muitos projetos, tendo deixado, como legado arquitetônico, os seguintes edifícios:
O arquiteto e urbanista franco-suíço Le Corbusier é de tal modo importante no Movimento Moderno que seria incorreto não lhe reservar um papel de primeiro plano. É correto afirmar que o pensamento urbanístico de Le Corbusier
Os edifícios judiciais, historicamente, apresentaram diferentes partidos e tipologias. Considere: 1. Victor Dubrugas e Ramos de Azevedo (início do século XX, principalmente no estado de São Paulo). 2. Lúcio Costa, Afonso Reidy, Oscar Niemeyer, outros (meados do século XX, principalmente no Rio de Janeiro). 3. Le Corbusier, outros (início do século XX, Europa). 4. Raul Lino, outros (meados do século XX, Portugal). I. A arte e arquitetura moderna expressam os ideais de socialização e de construção de um “Novo Mundo”. II. Iniciativas modernas que atribuem caráter monumental em edifícios nacionais destacados. III. Incorpora uma linguagem eclética, com utilização de elementos simbólicos derivados da arquitetura Greco-romana. IV. Estilização tradicional, com elementos monumentalizantes de art-déco. A correta correlação é