O signo é composto por sua forma física e por um conceito mental, que corresponde a uma apreensão da realidade externa. Como meios de comunicação visual, os signos visuais podem assumir categorias diferentes de acordo com o seu significado. A respeito das categorias dos signos, assinale a opção correta.
As experiências vividas pelas pessoas influenciam fortemente suas reações às cores, e a cada faixa etária essa experiência
acumulada cria algumas tendências. Pessoas de idade mais avançada, por exemplo, tendem a preferir tons frios, de base azul.
Uma possível explicação para isso é a associação com experiências passadas e imagens que transmitem sensações de
distância, imensidão, como o mar e o céu, comuns no sentimento de nostalgia e saudades.
(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson)
Assim sendo, os jovens apresentam uma tendência a preferir as cores mais quentes, que vibram muito mais, além de
provocarem no cérebro
A inclusão da própria câmera na fotografia com a intenção de mostrar que o autor participa
da ação registrada é considerada uma qualidade formal da composição da mensagem. A
inserção dessa técnica é denominada
Os arquivos digitais de áudio e vídeo podem ser apresentados em vários formatos, sendo possível a compressão, armazenamento
e distribuição. Para o processo de compressão, os arquivos de áudio e vídeo são
Sobre a distribuição dos componentes dentro de uma peça de comunicação, considere as assertivas abaixo:
I. Para atrair a atenção do leitor para todas as partes da peça, a solução é utilizar recursos como imagens, fotos, desenhos,
cores e quadros com letras grandes nos cantos sem atração
PORQUE
II. na civilização ocidental, a vista do leitor foi educada para seguir uma diagonal do alto à direita até a parte de baixo à
esquerda. A primeira região que o nosso hábito de leitura nos leva a olhar, o alto à direita, é chamada de área óptica
primária.
Por sua beleza estética, nos últimos tempos, os infográficos têm dominado a cena em muitos espaços na mídia, sendo
encontrados em abundância. Pode-se considerar a utilização desse recurso, acima de tudo, como
O que é a realidade hoje, diante do fato de que o mesmo real pode ser material, visto a olho nu, e, ao mesmo tempo
virtual, visto por óculos digitais, por olhos fixados na tela cada vez maior da TV, ou no monitor do computador ou, ainda,
na tela menor dos celulares. Os avanços tecnológicos recentes estão multiplicando a maneira de ver. Há capacetes ou
óculos especiais para a realidade virtual. E, mais do que isto, uma terceira possibilidade de ver as coisas, quando se amplia
a visão material (a realidade expandida) ou quando se amplia o campo de visão na realidade virtual. No entanto, a visão
nua do olho humano ainda atinge um campo maior e, por isso, sem tonturas ou perda momentânea da noção de espaço,
sobrepondo-se por isto à visão possibilitada pelos novos equipamentos tecnológicos. Qual a principal razão desta efetiva
vantagem do olho humano?