A arquitetura brasileira contemporânea tem sido mundialmente reconhecida. Observe abaixo desenhos e imagens de quatro projetos do arquiteto paulista Angelo Bucci, referência internacional entre a nova geração de arquitetos.Em relação aos princípios fundamentais dessa arquitetura, constata-se que
Considere os desenhos e imagens de seis obras de Lina bo Bardi, abaixo, e a seguinte frase de Lina: Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente, o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim. Observando-se tais obras constata-se queI. sua criação é um mosaico capaz de juntar o impensável, não porque parta de projetos, não porque tenha fantasias, mas, ao contrário, porque trabalha com o material disponível.II. ela exercia a arquitetura pela arquitetura, sem ficar pincelando em seu trabalho referências de outros campos como arte, filosofia, antropologia, literatura e psicanálise.III. seu trabalho apoia-se na ideia anti-intervencionista, representando a defesa do caráter sagrado dos edifícios con- siderados monumentos.IV. Lina foi uma defensora do novo, sem se deixar perturbar pelo pré-existente, sem necessidade de contar com o entorno para recriá-lo ou traduzir em sua obra. Está correto o que se afirma APENAS em
Considere o projeto de James Stirling e equipe para uma série de residências estudantis da Universidade de St. Andrews (1964-68), paradigma nas discussões que envolvem conjuntos habitacionais: Considerando tais edifícios, constata-se que
Considere o Piccolo Teatro del Mondo, projeto de Aldo Rossi (1979), realizado com estrutura tubular e placas de madeira sobre um barco, em Veneza. Constata-se que essa obraI. expressa a vontade de referenciar os monumentos que definem a memória de Veneza.II. é uma contundente crítica ao modernismo e nada tem do movimento moderno.III. é uma celebração da matéria, sendo a forma somente o veículo que a torna possível.IV. apoia-se na iconografia como suporte do sentimento. Está correto o que se afirma em
Considere abaixo os cortes do edifício das Termas de Vals (1990-1996), Suíça, do arquiteto Peter Zumthor, e do edifício do Centro de Artes Casa das Mudas (2001-2004), Ilha da Madeira, Portugal, do arquiteto Paulo David. Os dois desenhos exemplificam um aspecto da arquitetura contemporânea: preocupação com a ação do homem sobre o meio ambiente. Analisando os desenhos, é correto afirmar:I. A materialidade pesada, explicitamente gravitacional, é patente nas duas obras.II. A intensa conotação geológica, criando novas referências reconhecíveis, mostra o potencial desse tipo de implantação.III. Edifícios com essa configuração têm altura limitada a três pavimentos por motivos estéticos.IV. A condição corpórea desta arquitetura, revelada pela profundidade de seus vazios, necessita da luz natural como matéria essencial de projeto. É correto o que consta em
Analise os esquemas de obra e as fotos do projeto do Estádio San Nicola (1987-90) em Bari, Itália, do arquiteto italiano Renzo Piano. Considerando as características desta obra, é correto afirmar: