Questões de concursos sobre "Padrões de projeto (Design Patterns)" | Arquitetura de Software - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Padrões de projeto (Design Patterns) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q6038 - IESES Analista de Sistemas 2017

Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de Design Patterns:
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Q6040 - UFMT Analista de Tecnologia da Informação 2017

Assinale a alternativa que apresenta o padrão de projeto correspondente aos diagramas.
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Q6041 - IF-PE Professor - Informação e Comunicação 2016

As afirmativas acima descrevem, respectivamente, os seguintes padrões de projeto:
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Q6044 - IBFC Analista de Tecnologia da Informação - Processos (HUAP-UFF) 2016

Os Padrões de Projeto de software são organizados em
três famílias conforme a “Gangue dos Quatro” (Gang
of Four). Dos “Padrões de Criação” abaixo, identifique
qual deles não pertence a essa família especificamente:
(1) Abstract Factory

 (2) Builder

 (3) Factory Method

 (4) Prototype

 (5) Proxy
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Q6045 - COPEVE-UFAL Analista de Tecnologia da Informação 2016

A adoção de padrões de projeto proporciona uma reutilização
estratégica durante o desenvolvimento de software, uma vez que
promove o reuso de soluções previamente validadas e
notadamente bem conhecidas (reuso de rationale). A figura
apresenta um diagrama de classes que modela o controlador
responsável por controlar o nível de dificuldade de um jogo
eletrônico. Vale salientar que o nível de dificuldade pode ser
ajustado em tempo de execução, a partir do perfil de cada jogador.            Assinale a alternativa que representa o padrão de projetos que foi
utilizado no exemplo apresentado na figura.
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Q6047 - COPEVE-UFAL Analista de Tecnologia da Informação (Edital nº 30) 2016

Na hierarquia dos componentes visuais da biblioteca Java
AWT (do inglês, Abstract Window Toolkit), há containers e
componentes. Containers, tais como os representados pelas
classes Frame, Panel, Dialog e Applet agregam outros
componentes, tais como os representados pelas classes Button e
Label. Um container pode também conter sub-containers. Logo,
um container pode conter containers ou componentes.
Oracle, 2016. Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016.                Na figura, é ilustrado, de forma resumida, o diagrama de classes
dos componentes visuais AWT. Qual o padrão de projeto que
representa a estrutura de relacionamento entre as classes?
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Q6050 - FGV Analista - Análise de Sistemas - Desenvolvimento de Aplicações - Web Mobile 2016

A empresa SOFTPRONTO foi contratada para desenvolver
aplicativos de uma instituição financeira que possam ser
executados em diferentes plataformas, como PC, celular e tablet.
Para evitar a necessidade de criar diferentes soluções para cada
plataforma, a empresa decidiu adotar um padrão de projeto que
defina uma família de componentes para cada plataforma e uma
implementação que os instancie de acordo com a plataforma-alvo
na qual a aplicação estará sendo executada. O padrão adequado a
essa implementação é:
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Q6053 - FGV Analista Portuário - Analista de Tecnologia da Informação 2016

Na engenharia de software existem diversos padrões de projeto
que são soluções gerais para serem reutilizadas em problemas
semelhantes. No sistema SISPESSOAL o arquiteto decidiu criar
somente um objeto para conexão com o banco de dados, visando
à economia de recursos computacionais. Quando o objeto for
chamado, em qualquer parte do código, sempre será retornada a
mesma instância do objeto.
Para que isto ocorra será utilizado o padrão de projeto
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Q6060 - CESPE Analista Judiciário - Análise de Sistemas 2016

No que se refere a design patterns, o padrão que objetiva separar a
construção de um objeto complexo da sua representação, de modo
que o mesmo processo de construção possa criar diferentes
representações, é o
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Q6062 - CESPE Analista Judiciário - Análise de Sistemas 2015

Assinale a opção que apresenta os padrões de projeto que alteram,
respectivamente, a interface para um subsistema e a informação
privada que será armazenada fora de um objeto.
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