Q6038 - IESES Analista de Sistemas 2017
Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de Design Patterns:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Padrões de projeto (Design Patterns) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de Design Patterns:
Assinale a alternativa que apresenta o padrão de projeto correspondente aos diagramas.
As afirmativas acima descrevem, respectivamente, os seguintes padrões de projeto:
Os Padrões de Projeto de software são organizados em três famílias conforme a “Gangue dos Quatro” (Gang of Four). Dos “Padrões de Criação” abaixo, identifique qual deles não pertence a essa família especificamente: (1) Abstract Factory (2) Builder (3) Factory Method (4) Prototype (5) Proxy
A adoção de padrões de projeto proporciona uma reutilização estratégica durante o desenvolvimento de software, uma vez que promove o reuso de soluções previamente validadas e notadamente bem conhecidas (reuso de rationale). A figura apresenta um diagrama de classes que modela o controlador responsável por controlar o nível de dificuldade de um jogo eletrônico. Vale salientar que o nível de dificuldade pode ser ajustado em tempo de execução, a partir do perfil de cada jogador. Assinale a alternativa que representa o padrão de projetos que foi utilizado no exemplo apresentado na figura.
Na hierarquia dos componentes visuais da biblioteca Java AWT (do inglês, Abstract Window Toolkit), há containers e componentes. Containers, tais como os representados pelas classes Frame, Panel, Dialog e Applet agregam outros componentes, tais como os representados pelas classes Button e Label. Um container pode também conter sub-containers. Logo, um container pode conter containers ou componentes. Oracle, 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016. Na figura, é ilustrado, de forma resumida, o diagrama de classes dos componentes visuais AWT. Qual o padrão de projeto que representa a estrutura de relacionamento entre as classes?
A empresa SOFTPRONTO foi contratada para desenvolver aplicativos de uma instituição financeira que possam ser executados em diferentes plataformas, como PC, celular e tablet. Para evitar a necessidade de criar diferentes soluções para cada plataforma, a empresa decidiu adotar um padrão de projeto que defina uma família de componentes para cada plataforma e uma implementação que os instancie de acordo com a plataforma-alvo na qual a aplicação estará sendo executada. O padrão adequado a essa implementação é:
Na engenharia de software existem diversos padrões de projeto que são soluções gerais para serem reutilizadas em problemas semelhantes. No sistema SISPESSOAL o arquiteto decidiu criar somente um objeto para conexão com o banco de dados, visando à economia de recursos computacionais. Quando o objeto for chamado, em qualquer parte do código, sempre será retornada a mesma instância do objeto. Para que isto ocorra será utilizado o padrão de projeto
No que se refere a design patterns, o padrão que objetiva separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações, é o
Assinale a opção que apresenta os padrões de projeto que alteram, respectivamente, a interface para um subsistema e a informação privada que será armazenada fora de um objeto.