Sobre a organização formal e informal, analise as assertivas abaixo. I. A organização informal tem um caráter essencialmente lógico. II. A organização formal e a informal não estão separadas, pelo contrário, interpenetram-se e influenciam-se reciprocamente. III. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais. IV. Existem processos sociais relacionados com a realização do objetivo da empresa e que culminam na organização formal. V. O comportamento dos indivíduos deve ser analisado, levando-se em consideração apenas a organização formal. VI. A organização formal é conduzida pelas práticas estabelecidas pela empresa. É correto o que se afirma em
A teoria estruturalista da administração é caracterizada pelo ecletismo, pela transição e pela mudança. Nota-se no estruturalismo, porém, duas tendências teóricas marcantes, classificadas como:
Considere as características abaixo: 1. Ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente. 2. Organização formal e informal. 3. Sistema orgânico. 4. Homem organizacional Assinale a alternativa que indica a teoria administrativa que está sendo caracterizada:
Q3338 - ESAF Analista de Planejamento e Orçamento - Planejamento e Orçamento 2010
A discussão sobre A Crise do Estado Contemporâneo apresenta diferentes perspectivas e explicações de acordo com o autor que a analisa. Assinale a afi rmativa correta.
Q3339 - ESAF Analista de Planejamento e Orçamento - Planejamento e Orçamento 2010
Uma das maiores obras de análise da estruturação e formação do Estado no Brasil foi 'Os Donos do Poder', de Raymundo Faoro. Assinale a opção que não corresponde ao pensamento de Faoro.
Q3340 - ESAF Analista de Planejamento e Orçamento - Planejamento e Orçamento 2010
Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil possui uma série de características em sua formação política que o levaram à sua afi rmação célebre: "A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido". Todas as afi rmações abaixo estão relacionadas ao pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, exceto:
Os estruturalistas fenomenológicos dão maior ênfase aos aspectos estruturais e internos da organização. De acordo com essa concepção, as relações entre as partes da organização são de grande importância, o que os leva a dar um destaque especial às relações entre a organização formal e informal, dando sempre preferência à abordagem comparativa. Nesse esforço de comparação, Etzione classifica as organizações em