Q2426 - IF Sertão - PE Administrador 2016
A sequência está correta em
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teoria da Contingência que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A sequência está correta em
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
A coluna da esquerda apresenta Teorias da Administração e a da direita, o principal enfoque de cada uma. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 - Teoria da Contingência ( ) Motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo. 2 - Teoria das Relações Humanas ( ) Funções do administrador3 - Teoria Estruturalista ( ) Administração da tecnologia.4 - Teoria Clássica ( ) Análise intra e intereorganizacional. Marque a sequência correta.
As teorias administrativas de Sistemas e Contingencial são consideradas teorias que se preocupam com o meio ambiente. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opção correta.I. Recentemente percebeu-se que o contexto em que as organizações vivem e operam é caracterizado pela multiplicidade de outras organizações e pelas diferentes forças que enfrentam e que provocam a mudança.II. Na Teoria dos Sistemas, a organização é visualizada como um sistema operando em um meio ambiente, porém, independente dele para obter seus insumos e colocar seus produtos/serviços.III. Segundo a Teoria da Contingência, as organizações são visualizadas como entidades em contínuo desenvolvimento e mudança para alcançar ajustamento adequado ao ambiente.
Assinale a opção referente à Teoria Geral da Administração que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo: A _________________________________ é uma corrente que parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização. Tal teoria explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A Teoria descreve ainda que não existe uma única maneira melhor de organizar; ao contrário, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais. Em suma, não há nada de absoluto nos princípios gerais da administração. Os aspectos universais e normativos devem ser substituídos pelo critério de ajustes constantes entre cada organização e o seu ambiente e tecnologia
A partir da década de 1960, o ambiente passa a ser um dos temas centrais em administração, por meio de uma corrente chamada de “contingência estrutural” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006). De acordo com essa corrente, é correto afirmar que:
As organizações de trabalho em geral sistematizam sua estrutura e suas atividades. Uma das sistematizações organizacionais que mais interessa ao pedagogo empresarial é aquela que diz respeito ao desenho de cargos, pois o desenvolvimento de competências dos funcionários está diretamente relacionado a tal sistematização. Vários modelos são utilizados para essa sistematização, com destaque para os modelos clássico, humanístico e contingencial. São características do modelo contingencial:
Um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração é o chamado enfoque contingencial – cuja perspectiva pode ser resumida pela proposição “não existe uma única melhor forma de organizar”. Entre as contribuições fundamentais do enfoque contingencial estão:
“A história sobre a literatura estratégica sugere que ela tem sido caracterizada por dez principais escolas desde seu início, nos anos 60. Entre elas, destaca‐se a escola ___________________ que se refere à maneira como as organizações usam graus de liberdade para manobrar entre seus ambientes. Nesse contexto, é incluída a chamada ‘Teoria da Contingência’ que considera as respostas esperadas das organizações para situações contingenciais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
O uso de diferentes metáforas pode facilitar o entendimento da evolução do pensamento administrativo, dado ao caráter complexo e paradoxal da vida organizacional. A metáfora “Organismos” refere-se à abordagem