Q3510 - CEPERJ Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2013
A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação – EGTI é o instrumento basilar de gestão do seguinte órgão:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tecnologia da Informação (TI) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação – EGTI é o instrumento basilar de gestão do seguinte órgão:
Nos dias atuais verifica-se o crescimento das relações humanas intermediadas pelo computador. No âmbito da educação já se constata a incorporação da tecnologia nas aulas sejam elas tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância. Para tanto, os especialistas utilizam ferramenta projetada especificamente para essa finalidade e que é conhecida como
A área de TI influencia diretamente na eficiência dos processos administrativos. O conhecimento dessa área, por parte do Administrador, permite que ele tenha senso crítico e capacidade de opinar sobre as características e funcionalidades da infraestrutura que será sua ferramenta de trabalho diária. Com base na Instrução Normatíva N° 04, de 19 de maio de 2008, que dispõe sobre o processo de contratação de serviços de Tecnologia da Informação pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e, ainda, conforme a sabida necessidade de se realizar um Planejamento para a Contratação dos serviços de TI, analise, as etapas desse planejamento:I. Análise de Viabilidade da Contratação, que compreende a avaliação das necessidades do requisitante, a explicitação da motivação da contratação e a especificação dos requisitos. II. Análise do histórico de uso de sistemas de TI similares, por Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), nos últimos cinco anos. III. Plano de Sustentação, que abrange a segurança da informação, os recursos materiais e humanos, a transferência de conhecimento, a transição contratual e continuidade dos serviços em eventual interrupção contratual. IV. Estratégia de Contratação, elaborada a partir da Análise de Viabilidade da Contratação. V. Análise de Riscos em que o Gestor do Contrato, entre outras ações, busca identificar os principais riscos que possam: comprometer o sucesso do processo de contratação; e os que possam fazer com que os serviços prestados não atendam às necessidades do contratante, podendo resultar em nova contratação; identificar possibilidades de ocorrência e dos danos potenciais de cada risco identificado. Logo, a alternativa que contempla somente as etapas corretas do planejamento é