Q125147 - Quadrix Técnico - Operação de Redes 2014
De acordo com o Código de Ética e de Conduta Empresarial do SERPRO, constitui conduta inaceitável aos dirigentes e aos empregados do SERPRO:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ética que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
De acordo com o Código de Ética e de Conduta Empresarial do SERPRO, constitui conduta inaceitável aos dirigentes e aos empregados do SERPRO:
Os dirigentes e os empregados do SERPRO pautam suas ações pelos princípios previstos no Código de Ética e de Conduta Empresarial no relacionamento com os diversos setores da sociedade, assegurando aos clientes as seguintes condições, exceto:
Leia, com atenção, as seguintes afirmações.
I. Conquistar reconhecimento de Clientes, Estado e Sociedade.
II. Prestar serviços com pontualidade, inovação, qualidade e segurança.
III. Manter os empregados comprometidos e motivados.
IV. Orientar a gestão para resultados, lucratividade e competitividade.
São premissas previstas no item 2 do Código de Ética e de Conduta Empresarial do SERPRO:
De acordo com as considerações do Código de Ética e de Conduta Empresarial do SERPRO, a ação dos dirigentes, empregados e de todos os que exerçam atividades em nome do SERPRO deverá ser norteada pelo referido código e pelos seguintes princípios, exceto:
João, servidor público federal, investido no cargo
de Técnico em Informática na UFRJ, tomou ciência
de que o servidor só pode atuar nos limites da lei,
em respeito ao Princípio da Legalidade. Nos termos
do Código de Ética do Servidor Público Civil do
Poder Executivo Federal, é VEDADO a João:
De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, Código de Ética, assinale a alternativa correta.
Observe o extrato do texto do Prof. João Maurício Adeodato e, em seguida, responda o que se pede:
“O termo ethos, ao lado de pathos e logos, designa, na Grécia clássica, uma das dimensões ontológicas fundamentais da vida humana. Ética constitui, além da doutrina do bom e do correto, da “melhor” conduta, a teoria do conhecimento e realização desse desiderato. O postulado inicial aqui é que não apenas aquilo que tradicionalmente faz parte da moral mas também o que hoje chamam-se o político e o jurídico pertencem ao significado do termo ética.” (ADEODATO, João Maurício. Ética e retórica: para uma teoria da dogmática jurídica. Saraiva: 2002, pp. 185-186).
Se se considerar que a ética é a doutrina do bom e do correto em relação às condutas que o indivíduo deve possuir, pode-se imaginar que um sujeito que se comporta “eticamente” irá desenvolver condutas e conceitos que se ajustarão a comportamentos morais dignificantes. O sujeito que mantém suas ações dentro das prescrições do que seja considerado bom e correto pode ser denominado de “sujeito ético-moral”. Com base no acima descrito, a alternativa que melhor aponta um requisito ou comportamento relativo a um sujeito ético-moral é: