Q2705 - CESGRANRIO Profissional de Nível Superior 2012
A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a)
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Abordagem Sistêmica da Administração que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A moderna Teoria da Administração, baseada na análise sistêmica, diferentemente da visão clássica, tem como característica o fato de ter um(a)
Considere a capacidade das organizações, enquanto sistemas abertos, de I. conservar um estado equilibrado por meio de mecanismos auto-reguladores; II. importar mais energia do ambiente externo do que expender; III. alcançar, por vários caminhos, o mesmo estado final, partindo de iguais ou diferentes condições iniciais. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a
Associe os conceitos de Teoria Geral de Sistemas, apresentados na primeira coluna, com a sua descrição, apresentada na segunda coluna:I) Homeostase II) Retroação III) Entropia IV) Sinergia V) Processamento ( ) Parte da saída que retorna ao sistema ( ) Medida do grau de desorganização do sistema ( ) Transforma Entradas em Saídas em um sistema ( ) Capacidade do sistema se manter em Equilíbrio ( ) Interação entre as partes de um sistemaAssinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
A Administração Científica deu origem à chamada Pesquisa Operacional, cuja metodologia dá mais ênfase ao julgamento objetivo, por meio de métodos matemáticos refinados. A técnica que se refere à otimização de arranjos em condições de planejamento e programação por redes, que permitem a sincronização de variáveis, é conhecida como Teoria
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente, de modo a formar um todo organizado. Na Teoria de Sistemas, as organizações são vistas como sistemas abertos, os quais possuem características que são comuns às organizações. Uma dessas características é a de que as organizações importam mais energia do que exportam, ou seja, para sobreviver ou crescer, as organizações devem absorver mais energia do que liberar. Essa característica é:
O mundo das organizações e da administração está em constante mutação. As rápidas mudanças de ambiente têm causado transformações fundamentais na atividade de administrar. A mudança da Era Industrial para a Era da Informática alterou a natureza do trabalho, do comportamento dos funcionários e do local de trabalho. Essas transformações refletem na transição para um novo ambiente de trabalho (DAFT, 2010). São características do novo ambiente de trabalho:
Os fatores portadores de futuro são elementos centrais para a construção dos cenários e devem ser distinguidos entre tendências consolidadas e incertezas críticas de acordo com seu grau de previsibilidade e com o seu nível de impacto na organização. Porque os fatores portadores de futuro podem emergir tanto do macro ambiente, do microambiente e do ambiente interno. Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que
É uma característica sistêmica das organizações:
Esse conceito marca uma evolução importante nas teorias de administração e é conhecido como: