Disciplinas Administração Financeira e Orçamentária Conta Única do Tesouro Nacional Questões de concursos sobre "Conta Única do Tesouro Nacional" | Administração Financeira e Orçamentária - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conta Única do Tesouro Nacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q1853 - ESAF Analista Administrativo 2016
Acerca da Conta Única do Tesouro Nacional, é correto
afirmar que
A)acolhe as disponibilidades das empresas públicas, exceto as que atuam no mercado financeiro.
B)é mantida no Banco do Brasil.
C)acolhe as disponibilidades financeiras da União, inclusive fundos, suas autarquias e fundações.
D)o Banco Central exerce a função de agente financeiro do Tesouro.
E)acolhe as disponibilidades de todas as empresas públicas, bem como das sociedades de economia mista que não atuam no mercado financeiro.
Responder
Q1881 - CESPE Analista Judiciário - Contabilidade 2015
Com relação ao funcionamento da conta única do Tesouro
Nacional, assinale a opção correta.
A)Os órgãos setoriais de programação financeira não poderão encerrar, por iniciativa própria, as contas correntes que estiverem sem movimentação.
B)Por ser a conta única do Tesouro Nacional uma conta unificada, os órgãos e entidades que dela fazem parte não possuem controle imediato dos gastos sobre suas disponibilidades financeiras.
C)A conta única do Tesouro Nacional é mantida no Banco do Brasil e a sua operacionalização é efetuada por meio de documentos registrados no Banco Central do Brasil.
D)Em caso de devolução de recursos, a unidade gestora favorecida deverá promover o cancelamento da ordem bancária INTRA–SIAFI para que os recursos retornem à unidade gestora de origem.
E)As entidades não integrantes do orçamento fiscal e da seguridade social não podem efetuar aplicações financeiras na conta única do Tesouro Nacional.
Responder
Q1906 - ESAF Planejamento e Orçamento 2015
Sobre a gestão das disponibilidades de caixa do Tesouro
Nacional, de que trata o art. 164, § 3º da Constituição
Federal (Conta Única), é correto afirmar, exceto:
A)a movimentação de recursos da Conta Única é efetuada mediante documentos, tais como Ordem Bancária ─ OB, Guia de Recolhimento da União ─ GRU, GPS – Eletrônica, Nota de Sistema ─ NS ou Nota de Lançamento ─ NL, de acordo com as respectivas finalidades.
B)a Conta Única do Tesouro tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da União a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras da Administração Federal.
C)as Unidades Gestoras da Administração Direta e Indireta estão autorizadas a fazer aplicações financeiras via a Conta Única desde que as receitas obtidas sejam utilizadas na execução das políticas públicas a seu cargo.
D)as Ordens Bancárias para movimentação da Conta Única não necessitam ser impressas, exceção feita às modalidades Ordem Bancária de Pagamento – OBP, Ordem Bancária de Câmbio - OBK, Ordem Bancária Judicial – OBJ e Ordem Bancária para pagamentos da STN – OBSTN.
E)a operacionalização da Conta Única do Tesouro Nacional será efetuada por intermédio do Banco do Brasil, ou, excepcionalmente, por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministério da Fazenda.
Responder
Q1927 - VUNESP Contador Judiciário 2015
Com o objetivo de obter maior economia operacional e racionalizar a execução da programação financeira de desembolso, referente aos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional por meio de sua Caixa junto ao agente financeiro da União, o Ministério da Fazenda
A)promoveu a descentralização do controle dos recursos, de forma a tornar mais eficiente a aplicação desses recursos.
B)unificou os controles de arrecadação, identificando a origem e determinando a aplicação dos recursos.
C)promoveu a unificação desses recursos mediante a conta única do Tesouro.
D)tornou o Banco do Brasil responsável pelo controle de arrecadação e distribuição dos recursos.
E)autorizou os saques contra a Caixa pelos limites estabelecidos por tipo de despesa, pelo poder executivo.
Responder
Q2105 - VUNESP Contador 2013
A conta a qual é mantida no Banco Central do Brasil e que acolhe todas as disponibilidades financeiras da União, inclusive fundos, de suas autarquias e fundações, e que se constitui como um importante instrumento de controle das finanças públicas, uma vez que permite a racionalização da administração dos recursos financeiros, reduzindo a pressão sobre a caixa do Tesouro, além de agilizar os processos de transferência e descentralização financeira e os pagamentos a terceiros, é denominada:
A)Conta Garantida.
B)Administradora de Fundos.
C)Repositória de Fundos.
D)Conta Especial.
E)Conta Única do Tesouro Nacional.
Responder