A respeito das compras no setor público, avalie as regras a seguir. I. Deve ser apresentada a especificação completa do bem a ser adquirido, sem indicação da marca. II. Deve ser definida a unidade e as quantidades a serem adquiridas em função do consumo e da utilização prováveis. III. Deve ser definida a condição de guarda e armazenamento, de modo a não permitir a deterioração do material. IV. Deve ser estabelecida a forma de pagamento, atendendo às exigências do modelo de registro de preços. Assinale:
Q98 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2014
Considere que as atividades de compras de determinada empresa estejam divididas entre pesquisa de fornecedores, aquisição e administração. Nessa situação, são atividades típicas da pesquisa de fornecedores
Fagundes (1996), com base nas orientações da Lei 8.666, de 21
de junho de 1993, discute a relação entre legalidade e eficiência
nos processos de administração de materiais na administração
pública. Com base nessa relação e no processo de compras de
materiais na administração pública, analise as seguintes afirmativas:
I- A compra dentro da legalidade é suficiente para que não haja
ineficiência e perdas significativas no setor público.
II- O processo de compras pressupõe mudança de mentalidade
dos gestores e responsáveis pela administração de materiais.
III- Para um processo de compras mais eficiente, é preciso investimento
em instalações e em equipamentos para o setor de
materiais.
IV-Além das observações acerca das condições de armazenagem
dos produtos adquiridos, é preciso planejar e controlar quantidades
e distribuições.
São corretas as afirmativas
Q102 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2014
A função de compras é um segmento essencial no departamento de Materiais ou Suprimentos, e tem como objetivos básicos: I. Alcançar um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender a demanda prevista. II. Comprar materiais e insumos aos menores preços, respeitando padrões de qualidade e quantidade. III. Procurar sempre fontes múltiplas de fornecimento para a manutenção do grau de atendimento e do relacionamento com o fornecedor. IV. Coordenar o fluxo de materiais de modo que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa. V. Procurar, sempre dentro de uma negociação, ter poder de barganha que obrigue o fornecedor a reduzir sua margem de lucro aos menores níveis possíveis. Está correto o que se afirma APENAS em :
Q103 - FCC Analista de Controle Externo - Planejamento e Desenvolvimento Organizacional 2009
Considere as afirmativas abaixo, relacionadas aos métodos de seleção de fornecedores. I. Existem dois métodos para seleção de fornecedores: a licitação competitiva e a negociação. Em ambos os casos, o critério geralmente utilizado para seleção é o preço. II. A licitação, regida pela Lei n° 8.666/93 e alterações, destina-se a garantir a observância do princípio da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, seja a privada seja a pública. III. As empresas privadas realizam a licitação mais conveniente à sua realidade, variando de empresa para empresa, e a qualificação é dada antes da avaliação (pré-qualificação) ou após a seleção (pós-qualificação). IV. Um sistema de pós-qualificação tem como vantagem demandar menor esforço da equipe de avaliação do processo seletivo, uma vez que só será(ão) qualificada(s) a(s) menor(es) proposta(s). V. A desvantagem da pré-qualificação é o tempo despendido no processo de avaliação. Uma vantagem é que o cliente pode se concentrar mais na avaliação das propostas do que na avaliação dos contratantes. Está correto o que se afirma APENAS em
O diligenciamento (ou follow-up, ou ativação) é uma das etapas de qualquer processo de compra. Para garantir que os materiais comprados sejam entregues no prazo e qualidade estipulados e considerando as especificidades de cada tipo de compra e itens comprados, o departamento de compras pode e deve atuar de forma diferenciada. As formas distintas de atuação podem ser classificadas da seguinte forma:
Sobre política de compras, condizem com a verdade:I. Política de compras significa ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local certo e no tempo certo. II. Departamento de compras é o responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor. III. Compras ditas centralizadas são aquelas concentradas num único órgão de compras e as descentralizadas são aquelas em que cada unidade dispersa da empresa tem o seu próprio órgão de compras. IV. Conceito de melhor compra baseia-se em boas cotações e melhores preços, apenas. V. Quando planejamos as compras de uma UAN, consideramos cardápios, per capitas, fatores de correção e fatores de cocção. VI. Para adquirir alimentos a preços interessantes é preciso fazer boas cotações, ter bom relacionamento com fornecedores e boa política de pagamento.